top of page

Gestalt-terapia

​Oração da Gestalt

 

"Eu faço minhas coisas, você faz as suas.
Não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas.
Você é você, e eu sou eu.
E se por acaso nos encontramos, é lindo.
Se não, nada há a fazer.
"

Fritz Perls

Tendo como um dos precursores Frederick Salomon Perls (Fritz Perls, 1823-1970), a Gestalt-terapia é hoje conhecida como uma grande força e abordagem da Psicologia, logo atrás do Behaviorismo, Psicanálise e Humanismo.

A Gestalt-terapia foca exclusivamente o indivíduo e suas relações no momento atual (aqui e agora), bem como a forma como cada um encontra de se ajustar perante as adversidades do seu meio. Na terapia, o foco está em encontrar junto com o cliente outras possibilidades que possam permitir esse ajuste.

Acreditamos que sempre existe uma forma de lidar com uma situação e por isso, buscamos uma (re) integração e um resgate de aspectos saudáveis do indivíduo que por vezes é esquecido por conta de uma condição de sofrimento.

Permitir-se enxergar outras possibilidades, muitas vezes requer uma escolha e esta pode tornar-se bastante difícil a partir do momento que me torno responsável por ela.

A Gestalt-terapia trabalha com o indivíduo a fim fortalecê-lo para, além de permitir-se enxergar outras possibilidades, conduzir suas escolhas e responsabilizar-se por elas.

Como Gestalt-terapeutas, acreditamos que tudo isso é conseguido por meio das relações e pelo permitir-se vivenciá-las de maneira plena, entrando em contato com cada experiência, restaurando o contato consigo, com o outro e com o mundo de forma a tornarmos cada vez mais conscientes daquilo que somos e responsáveis por aquilo que fazemos de nossas vidas.

 

Natália Menezes Aguilar Parente

"Gestalt é antes uma prática pessoal, uma forma de vida, do que uma 'terapia' profissional ou uma 'cura'. É algo que se faz com os outros, mas não para os outros."

(STEVENS, 1977)

bottom of page